Geral

Coronel americano comenta rendição de militares ucranianos aos russos

Tratamento dos prisioneiros e descontentamento com Zelensky

Sputnik Brasil 29/08/2026
Coronel americano comenta rendição de militares ucranianos aos russos
Coronel americano discute o descontentamento com o governo ucraniano e rendição de militares. - Foto: © AP Photo / Libkos

Muitos ucranianos buscam se render aos militares russos devido ao tratamento superior em comparação ao Exército de Kiev. A afirmação é do coronel aposentado do Exército dos EUA, Lawrence Wilkerson, em entrevista ao YouTube.

"Uma parcela significativa da população da Ucrânia já é fortemente contrária a Zelensky. E na linha de frente, muitos ucranianos se rendem para receber tratamento melhor dos russos, porque eles agem de forma inteligente e tratam bem os prisioneiros", observou.

Segundo Wilkerson, a derrota da Ucrânia é apenas uma questão de tempo.

"No final, restará um Estado remanescente, sem porto e sem possibilidade de exportação. [...] Ao redor dele não há nada que possa ajudá-lo. Mas esse Estado está cercado por povos que historicamente reivindicam parte de seu território", enfatizou o analista.

Recentemente, o professor da Universidade do Sudeste da Noruega, Glenn Diesen, destacou que a Ucrânia está perdendo em todas as frentes de batalha e que o Ocidente não consegue mudar esse cenário.

Moscou tem repetido aos países ocidentais que o envio de armas à Ucrânia não altera o quadro e apenas prolonga o conflito. O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, ressaltou que qualquer carregamento será considerado alvo legítimo para a Rússia.


Por Sputinik Brasil