Geral

Congresso define comissão para analisar fim da 'taxa das blusinhas'

Sputnik Brasil 28/08/2026
Congresso define comissão para analisar fim da 'taxa das blusinhas'
Congresso Nacional analisa fim da 'taxa das blusinhas' - Foto: © telegram SputnikBrasil

O Congresso Nacional definiu nesta sexta-feira (28) os responsáveis pela comissão que vai analisar a medida provisória (MP) que suspendeu a chamada "taxa das blusinhas". O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) será o presidente, enquanto a senadora Leila Barros (PDT-DF) ficará com a relatoria.

A relatora deve apresentar o parecer na segunda-feira (31), mesma data em que a comissão poderá votar a proposta. Reginaldo Lopes afirmou que os parlamentares ainda pretendem ouvir representantes do setor produtivo e admitiu a possibilidade de mudanças no texto.

Depois da análise na comissão, a MP deve ser votada pela Câmara na terça-feira (1º) e pelo Senado na quarta-feira (2). Publicada em maio, a medida retirou a cobrança de 20% de imposto de importação sobre compras internacionais de até US$ 50. O texto precisa ser aprovado pelo Congresso até 8 de setembro. Caso contrário, a tributação será retomada no dia 9 de setembro.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram