Geral
Projeto obriga planos de saúde a liberar ultrassom imediato para gestantes de alto risco
O risco deverá ser atestado por laudo médico
O Projeto de Lei 3273/26 obriga operadoras de planos de saúde a liberarem, de forma imediata e automática, exames semanais de ultrassonografia para gestantes de alto risco a partir do sexto mês (24ª semana). A classificação de risco deverá ser atestada em laudo ou guia de encaminhamento.
O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
Conforme a proposta, a liberação imediata significa a dispensa de auditoria prévia ou qualquer mecanismo de regulação que atrase a realização do exame por mais de 15 minutos.
Autor do projeto, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que a espera prolongada em clínicas e hospitais pode representar riscos para as gestantes. “A burocracia não pode se sobrepor à urgência da vida humana”, destacou o parlamentar.
Punições
O descumprimento das futuras regras sujeitará a operadora a sanções previstas na Lei 9.656/98, que trata dos planos de saúde.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também poderá aplicar multa diária.
Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Defesa do Consumidor; de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras
-
5AERONÁUTICA
Aviões leves na Itália conseguem decolar sem pilotos nem motores ligados