Geral

Eleitor tem até esta quinta-feira (20) para solicitar voto em trânsito

Prazo para pedidos de voto em trânsito se encerra nesta semana

Agência Brasil 19/08/2026
Eleitor tem até esta quinta-feira (20) para solicitar voto em trânsito
Eleitores têm prazo até quinta-feira para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro.

Os participantes que viajarem durante o primeiro turno das eleições majoritárias, no dia 4 de outubro, e em eventual segundo turno, no dia 25, poderão solicitar o voto em trânsito para participar do pleito. O pedido deverá ser feito até esta quinta-feira (20) . A relação dos locais onde haverá votação em trânsito no estado do Rio está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para quem já tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, o serviço pode ser acessado por meio do autoatendimento no site do TRE-RJ . No momento da solicitação on-line , será necessário fazer validação facial por meio do aplicativo e-título. O requisito também pode ser realizado de maneira presencial em qualquer Central de Atendimento ao Eleitor sem agendamento prévio, apenas com a apresentação de documento oficial com foto.

Notícias relacionadas:

O eleitor que indicar uma cidade do mesmo estado do seu domicílio eleitoral poderá votar para todos os cargos em disputa, ou seja, deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. Caso a escolha seja para outro estado, o voto em trânsito restrito ao cargo de presidente da República.

A votação em trânsito é restrita à capital e aos municípios eleitos igual ou superior a 100 mil participantes aptos. No estado do Rio de Janeiro, cumprem esse requisito: Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Petrópolis, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Maricá, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Araruama, Rio das Ostras, Itaguaí, além da capital. Portanto, o eleitor fluminense poderá votar em todos os cargos apenas se indicar um desses municípios.

Eventuais dúvidas podem ser tiradas por mensagens para o WhatsApp do TRE-RJ, que funciona 24h por dia, ou pelo Disque TRE-RJ, de segunda a sexta, das 11h às 19h, por meio de conexão normal para telefone fixo. Ambos atendem pelo número (21) 3436-9000.