Geral
Com restrição a incumbentes, Antaq aprova edital de leilão de terminal no Porto de Itaqui
Regulamentação visa evitar a concentração do mercado de fertilizantes na região.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou hoje a publicação do edital de licitação para o arrendamento do terminal IQI-16, no Porto de Itaqui (MA), área destinada à movimentação e armazenagem de granéis minerais sólidos, em especial fertilizantes.
A decisão da autarquia estabeleceu uma restrição a empresas ou grupos econômicos que já tenham participação relevante no mercado de fertilizantes do complexo portuário de Itaqui. Pela regra aprovada, caso a participação da empresa somada àquela que obteria com o arrendamento da área ultrapasse 40% do mercado, ela só poderá ser declarada vencedora se não houver outra proposta válida.
A medida vem, segundo a reguladora, para evitar que um novo arrendamento amplie a concentração no mercado de fertilizantes na região. Sem a regra de restrição, a licitação poderia acabar consolidando a posição de atuais agentes como dominantes na região, na visão da Antaq.
Também foi alterada a regra para a atracação de navios no terminal. Em vez de conceder ao futuro arrendatário uma prioridade específica, o edital passa a determinar que a autoridade portuária promova infraestrutura comum suficiente para que o terminal consiga cumprir as metas de movimentação previstas no contrato.
Para a diretoria, uma prioridade automática poderia dificultar a gestão dos berços pela autoridade portuária. A nova redação dá maior flexibilidade para que a administração do porto defina a utilização da infraestrutura conforme critérios de segurança, eficiência logística e gestão dos equipamentos comuns.
O IQI-16 terá capacidade estática mínima de armazenagem de 70 mil toneladas e deverá atingir, segundo as projeções do estudo de mercado, movimentação de aproximadamente 740 mil toneladas de fertilizantes por ano a partir do sétimo ano de contrato. O projeto prevê contrato de 25 anos, investimentos estimados em cerca de R$ 147 milhões e valor global de aproximadamente R$ 1,76 bilhão.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas