Geral
No caso de Ormuz, não há interesse em uma convenção devido ao fluxo de petróleo na região, diz especialista
Especialista fala sobre o controle do Irã no estreito
20/07/2026
No caso de Ormuz, não há interesse em uma convenção devido ao fluxo de petróleo na região, diz a especialista. As potências não têm interesse em que o Irã exerça qualquer tipo de controle no estreito de Ormuz devido ao alto escoamento comercial de petróleo, afirmou à Sputnik Brasil a professora de relações internacionais Dominique Marques.
Dominique também aponta que, geograficamente, Bósforo e Dardanelos, estreitos controlados pela Turquia, ficam dentro do país, enquanto Ormuz acaba sendo um choke point, ou seja, um gargalo marítimo em uma rota de passagem vital para a economia global.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2CVRISE FINANCEIRA
Tesouro Nacional bloqueia repasses do FPM para cinco municípios de Alagoas
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4CORRUPÇÃO
Rio tem R$ 71,8 bilhões em contratos e recursos públicos sob investigação por corrupção
-
5CULTURA E TURISMO
Palmeira dos Índios anuncia hoje a programação oficial do Festival de Inverno 2026