Geral
Ghalibaf ironiza EUA ao dizer que país mede inteligência iraniana por seu 'limitado QI'
Críticas ao discurso de paz dos americanos e intensificação do conflito no Oriente Médio
O presidente do Parlamento do Irã e principal negociador do país, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou nesta segunda-feira (20) que os Estados Unidos contradizem seu discurso de buscar o fim da guerra ao reforçarem sua presença militar no Oriente Médio. Em publicação no X, o parlamentar acusou Washington de subestimar a capacidade de avaliação de Teerã.
"Os americanos continuam trazendo novos equipamentos militares para a região e afirmam que buscam interromper a guerra. Estão avaliando nossa inteligência com base no seu próprio e limitado QI", escreveu Ghalibaf.
Segundo o presidente do Parlamento, o Irã já conhece a estratégia dos EUA na região e está preparado para responder. "Nós nos tornamos verdadeiros especialistas em reconhecer essas manobras dos Estados Unidos e nos preparamos com base nisso. As ações devem confirmar as declarações, e não contradizê-las", afirmou.
A manifestação ocorre em meio à intensificação do conflito entre EUA e Irã. Nesta segunda-feira, as forças americanas realizaram uma nova rodada de ataques contra alvos iranianos, enquanto Teerã retaliou com ofensivas contra Bahrein e Kuwait.
Também nesta segunda, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, confirmou que propostas transmitidas por mediadores chegaram ao governo iraniano, mas evitou comentar relatos sobre uma possível trégua temporária de 10 dias para viabilizar a retomada das negociações entre os dois países.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2CVRISE FINANCEIRA
Tesouro Nacional bloqueia repasses do FPM para cinco municípios de Alagoas
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4CORRUPÇÃO
Rio tem R$ 71,8 bilhões em contratos e recursos públicos sob investigação por corrupção
-
5CULTURA E TURISMO
Palmeira dos Índios anuncia hoje a programação oficial do Festival de Inverno 2026