Geral
Arapiraca avança na inscrição de produtores locais ao Selo SISBI
Certificação permite maior comercialização de produtos de origem animal
Foto: Clayton Souza – Ascom Arapiraca
O prefeito Luciano Barbosa recebeu, nesta quinta-feira (16), o superintendente do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques ; o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira ; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hibernon Cavalcante , para a apresentação do plano de trabalho para a certificação do município ao Selo SISBI ( Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal ).
O gestor arapiraquense conheceu de perto todos os procedimentos já adotados para a obtenção do selo pelo município.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Josimar da Silva , os médicos-veterinários e a diretora da Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino, Vanessa Pinheiro , também participaram da apresentação.
O SISBI vai permitir que os produtores locais possam comercializar produtos de origem animal em todo o território nacional.
Arapiraca já conta com o Selo de Inspeção Municipal. A certificação garante que os alimentos de origem tanto vegetal quanto animal sejam produzidos com as melhores práticas de higiene e segurança, beneficiando os agricultores locais, que agregam valor aos seus produtos e proporciona aos clientes a garantia de que estão adquirindo alimentos de qualidade e seguros para o consumo.
Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância da certificação para o desenvolvimento econômico do município e para a valorização dos produtores locais.
Com a adesão ao SISBI, os produtores e estabelecimentos registrados deverão atender às exigências do sistema de inspeção e, dessa forma, poderão ampliar seus mercados e comercializar seus produtos em todo o Brasil.
Além de fortalecer a produção local, a certificação agrega valor aos produtos, incentiva o crescimento e a comercialização de produtos artesanais, gerando mais emprego, renda e desenvolvimento econômico no município.
O próximo passo agora será a contratação de uma consultoria especializada para que o plano de trabalho seja amplamente debatido com toda a cadeia produtiva local.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió