Geral
Rajadas de vento 'varrem' praias e fazem temperatura cair 10°C em meia hora na França
Fenômeno climático impacta a região do País Basco
Uma manifestação climática conhecida como galerne provocou rajadas de vento de até 80 km/fez a temperatura cair 10ºC em meia hora na comuna de Hendaye, no País Basco francês, na região administrativa da Nova Aquitânia, na tarde de domingo, 12.
Em entrevista ao jornal francês 20 Minutos , o meteorologista Sébastien Léas , da Météo-France, explicou que a galerne é provocada pela chegada de ar marítimo frio, acumulado sobre o Golfo da Biscaia, uma zona continental mais quente.
Um vídeo gravado na Praia de Hendaye mostra a força do vento, que gritou uma nuvem de areia e fez os banhistas correrem para se protegerem e tentarem salvar os seus pertences.
Léas afirmou que a temperatura em Hendaye estava em torno de 39ºC, mas, com a chegada do vento frio e úmido, as tarifas registraram uma queda de 10ºC em apenas trinta minutos. Segundo o meteorologista, as ocorrências podem provocar quedas de até 20ºC em duas horas, como ocorreu na comuna de Biarritz em 2022.
“Você vê uma parede de umidade vinda do mar aberto. Ela pode ser visível dez minutos antes da tempestade, mas não uma hora antes”, afirmou Léas.
“Estas características são muito localizadas e duram no máximo seis horas”, explicou o meteorologista ao 20 Minutos . "Assim que o contraste atmosférico passar, as condições se tornam mais uniformes."
Antes da ocorrência do aparecimento, a Météo-France havia alertado que ele poderia provocar rajadas de vento superiores a 100 km/h em algumas áreas. A empresa afirmou que o fortalecimento do vento ocorre de forma repentina, provocando uma mudança brusca na sua direção e uma queda drástica das temperaturas.
Segundo a Météo-France, as características estão relacionadas ao contraste de temperatura entre o Oceano Atlântico e o continente. A previsão era de temperatura entre 24ºC e 25ºC sobre o oceano e entre 35ºC e 37ºC em partes da Nova Aquitânia e em regiões mais a leste.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
4BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió
-
5EMANCIPAÇÃO
Mais uma atração é confirmada para o Festival de Inverno de Palmeira dos Índios; show de Rey Vaqueiro custará R$ 495 mil