Geral

Bombas são detonadas próximas ao hotel onde presidente Macron está hospedado na Síria

Explosões ocorreram durante visita do presidente francês a Damasco

Estadao Conteudo 07/07/2026
Bombas são detonadas próximas ao hotel onde presidente Macron está hospedado na Síria
Síria - Foto: AP/Ghaith Alsayed, Arquivo

Ao menos duas explosões foram ouvidas na manhã desta terça-feira, 7, em Damasco, capital da Síria, durante o segundo dia da visita do presidente francês, Emmanuel Macron , ao país. As explosões aconteceram perto do Hotel Four Seasons , onde o mandatário está hospedado.

Macron deixou o hotel um pouco antes das detonações. Segundo o gabinete do presidente francês, ele esteve em segurança no palácio presidencial sírio durante as explosões. A visita ao país não será cancelada, informou o Palácio do Eliseu .

Uma das bombas foi colocada em uma lata de lixo e a outra em um veículo próximo ao hotel, disse a fonte. Dezoito pessoas, incluindo quatro policiais, morreram feridas nas explosões.

Em vídeos que registraram momentos após o ocorrido, é possível ver veículos em chamas e manchas de sangue na rua. Uma grande coluna de fumaça também pode ser vista no local.

Este é o segundo e último dia da visita de Macron à Síria, o primeiro líder de uma potência ocidental a visitar o país desde a queda de Bashar al-Assad e a ascensão de uma coalizão islâmica ao poder, em 2024.

Até o momento da publicação desta nota, nenhum grupo reivindicava autoria do ato, o que acontece poucos dias após a detonação de um dispositivo explosivo em um café próximo ao Palácio da Justiça em Damasco. Ao menos 10 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas na ocasião. (Com agências internacionais)