Geral
Helicóptero Z-8D dá à China vantagem letal contra submarinos em águas profundas, diz mídia
A revolução na guerra antissubmarino da frota chinesa
As capacidades antissubmarino da frota de caçadores chineses foram significativamente aprimoradas com a introdução dos novos helicópteros Z-8D, escreve uma revista estadunidense.
A revista destaca que os helicópteros Z-8D de ponta complementam os já formidáveis sistemas de guerra antissubmarino a bordo dos mais recentes contratantes da China, particularmente das classes Tipo 052D e Tipo 055, projetadas para abrigar essas aeronaves em seus hangares de popa.
“Foi confirmado que a Marinha do Exército de Libertação Popular da China colocou o helicóptero Z-8D em serviço, principalmente para operações de guerra anti-submarino, mas também para apoiar ataques anfíbios, busca e salvamento e missões logísticas”, ressalta a publicação.
Segundo a matéria, o Z-8D possui sensores e sistemas de autoproteção significativamente atualizados, incluindo alerta de mísseis, receptores de laser e radar e contramedidas, para aumentar sua capacidade de sobrevivência em ambientes de alta ameaça.
Sua grande estrutura permite transportar mais sonoboias, armas mais pesadas, mais combustível e mais equipamento de missão do que helicópteros mais leves, como o Z-20J, tornando-o especialmente eficaz para a guerra antissubmarino.
À medida que a China expande suas operações em águas azuis no Pacífico Ocidental e no oceano Índico, a resistência prolongada do Z-8D, reforçada pela fuselagem redesenhada e pelos tanques de combustível ampliados, torna-se crítica para patrulhas marítimas de longo alcance, observe a matéria.
Os helicópteros antissubmarino ampliam enormemente o alcance de um caçador, pois podem investigar rapidamente alvos distantes, implantar sonares e sonoboias de submarinos muito além dos próprios sensores do navio, permitindo uma perseguição rápida e independente de submarinos.
Uma vez localizado um submarino, o helicóptero pode atacá-lo facilmente com torpedos leves, significativamente o tempo de combate. Isso é particularmente vital, pois a China possui alguns dos vencedores mais capazes do mundo, que estão em número crescente, conclui a reportagem.
Anteriormente, um veículo de informação norte-americano informou que a China está realizando testes de voo com um potente sistema de "radar voador", projetado para aumentar significativamente suas capacidades de combate à tecnologia furtiva.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
3INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
4FENÔMENO NATURAL
Céu 'pega fogo' em Caracas: fenômeno raro pinta a Venezuela de vermelho
-
5EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior