Geral

Sorriso da Gente deve reduzir em 70% fila por serviços especializados de saúde bucal em Maceió

Programa prevê 10 mil atendimentos em um ano com serviços de endodontia, periodontia, cirurgia oral, implantodontia, próteses dentárias, estomatologia, exames de imagem, biópsias e reabilitação oral

Prefeitura de Maceió 26/06/2026
Sorriso da Gente deve reduzir em 70% fila por serviços especializados de saúde bucal em Maceió
Meta é levar atendimento especializado em saúde bucal para 10 mil pessoas em um ano. - Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

O acesso à saúde bucal especializada ganhou um novo capítulo em Maceió com o lançamento do programa Sorriso da Gente, uma iniciativa que deve ampliar o atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir filas históricas e transformar a vida de milhares de pessoas que aguardam por procedimentos especializados.

A expectativa é realizar até 10 mil atendimentos em 12 meses, com uma média de 800 procedimentos por mês, e redução de pelo menos 70% da demanda reprimida por serviços especializados de saúde bucal.

A solenidade de lançamento foi feita pelo prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, na última quinta-feira (25), e contou com as presenças do do então prefeito JHC, e da idealizadora do Saúde da Gente, Marina Candia, além de autoridades municipais, estaduais e da senadora Eudócia Caldas, que destinou uma emenda de 10 milhões para viabilizar a execução do programa.

Sorriso da Gente promove saúde bucal especializada. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
Sorriso da Gente promove saúde bucal especializada. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Executado pelo Maceió Saúde, em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa reforça o papel da instituição como braço estratégico da gestão municipal na implantação de projetos estruturantes para a saúde pública.

A proposta reúne em uma mesma linha de cuidado o diagnóstico por imagem, o tratamento clínico-cirúrgico e a reabilitação oral, garantindo que o paciente encontre em um único local todo o suporte necessário para concluir seu tratamento.

O prefeito Rodrigo Cunha ressaltou que o programa foi planejado para gerar impactos concretos na qualidade de vida da população e devolver oportunidades a quem sofre com problemas bucais que afetam a saúde, a autoestima e até a inserção no mercado de trabalho.

“A gente desenhou esse programa há muito tempo e agora estamos executando. É uma política de bem-estar que vai transformar vidas. Quem não consegue mastigar voltará a ter funcionalidade. O sorriso é o nosso cartão de visitas e muitas pessoas acabam perdendo oportunidades por não terem acesso ao tratamento adequado. Agora, elas terão a chance de recuperar a autoestima, a saúde e a confiança para seguir em frente”, disse.

Cunha também destacou o impacto imediato esperado na redução das filas por atendimento especializado. “Vamos diminuir em 70% a demanda reprimida logo no início da operação. Estamos preparados para fazer com que essa fila reduza rapidamente. Nosso maior resultado será o reconhecimento do cidadão que entra, é atendido e sai satisfeito com o serviço prestado", acrecentou.

A senadora Eudócia Caldas pontuou o caráter inovador da iniciativa para Alagoas. “Vamos atender não só os maceioenses, mas pacientes de toda Alagoas. Nesta etapa serão 10 mil pacientes, mas nosso objetivo já é ampliar esse número. O diferencial é que estamos falando de saúde bucal especializada, com tecnologia avançada e um modelo de atendimento que consolida uma odontologia moderna no estado. É algo que Alagoas ainda não viu. Esse programa veio para mudar a história da saúde bucal, oferecendo prevenção, diagnóstico e reabilitação orofacial para quem mais precisa”, frisou.

Entre os serviços oferecidos estão endodontia, periodontia, cirurgia oral, implantodontia, próteses dentárias, estomatologia, exames de imagem, biópsias e reabilitação oral. A estrutura conta com consultórios odontológicos equipados, centro de diagnóstico por imagem, laboratório de prótese, equipe multiprofissional e sistema de registro compatível com o SUS.

A diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula, enfatizou o papel da instituição na execução de projetos estruturantes para a rede municipal.

"O Maceió Saúde foi criado para desenvolver soluções que ampliem o acesso da população aos serviços de saúde com qualidade, transparência e responsabilidade. O Sorriso da Gente traduz exatamente esse propósito. Estamos entregando um programa com metas definidas, controle dos resultados e capacidade de transformar a vida das pessoas por meio de um atendimento especializado, humanizado e acessível", detalhou.

Entenda o fluxo

Além dos procedimentos odontológicos, o programa terá papel importante na prevenção e no diagnóstico precoce de lesões orofaciais, incluindo lesões potencialmente malignas e casos de câncer bucal, ampliando a capacidade preventiva da rede municipal de saúde.

O fluxo de atendimento será regulado pela Atenção Primária da SMS, com prazo estimado de até 15 dias entre a triagem e o início do tratamento, respeitando critérios clínicos e a regulação da rede. Toda a produção será registrada nos sistemas oficiais do SUS, garantindo transparência, rastreabilidade e possibilidade de auditoria dos serviços realizados.

"O Sorriso da Gente nasce com a missão de ir além dos tratamentos odontológicos. A expectativa é devolver a milhares de pessoas a capacidade de mastigar, falar e sorrir com confiança, promovendo inclusão social, bem-estar e mais qualidade de vida para a população alagoana", complementou a secretária municipal de Saúde, Lara Malta.

Maceió Saúde

Criado pela Lei Municipal nº 7.502/2024, o Maceió Saúde é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada ao fortalecimento da gestão das unidades municipais de saúde.

A instituição atua para modernizar processos, otimizar recursos e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade, alinhando eficiência administrativa e compromisso social.