Geral
PF restitui documentos do Brasil Império ao Arquivo Nacional
Peças dos anos de 1824, 1865 e 1876 haviam sido identificadas em lotes anunciados para leilão
A Polícia Federal (PF) restituiu nesta quarta-feira (17) ao acervo do Arquivo Nacional documentos históricos de natureza pública da época do Brasil Império, que haviam sido identificados em lotes anunciados para leilão.
Entre os bens devolvidos está um documento de 1876 assinado por Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Outro item, datado de 1865, traz a assinatura de José Thomaz Nabuco de Araújo Filho, pai do abolicionista Joaquim Nabuco.
As peças foram avaliadas por uma equipe técnica do Arquivo Nacional, que reconheceu a proveniência e a destinação pública dos documentos. Com isso, a comercialização foi interditada, e os itens ficaram sob acautelamento para preservação do patrimônio histórico brasileiro.
O laudo técnico descreve documentos dos anos de 1824, 1865 e 1876, todos originários de repartições públicas.
Entre os documentos restituídos está um conjunto de 1876 relacionado ao Ministério dos Negócios da Guerra. Uma das folhas, datada de 25 de setembro daquele ano, é assinada por Duque de Caxias, que chefiava o ministério à época. O texto trata da ciência de ofício referente à inauguração de comunicação entre a Paraíba e Pernambuco.
No mesmo conjunto, há ainda uma peça de 27 de junho de 1876, oriunda da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e assinada por José Maria Lopes da Costa. O documento trata do encaminhamento da Coleção de Leis da Província da Paraíba.
A PF também restituiu um documento histórico de 1824, assinado pelo comandante e tenente-coronel Simplício José da Silva. O item tem origem na Junta do Governo Temporário da Província do Piauí e trata de uma comunicação relacionada à decisão do imperador sobre punição rigorosa a pessoas que ofendessem o governo.
Outro documento, datado de 1865, é assinado por José Thomaz Nabuco de Araújo Filho, então ministro dos Negócios da Justiça. A peça tem origem ministerial e aborda tema relacionado à Guarda Nacional Imperial, instituição de grande importância para a organização político-administrativa e militar do Império.
Com a restituição, os documentos retornam à guarda do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, órgão responsável pela preservação, tratamento técnico e acesso ao patrimônio documental público federal, garantindo conservação e destinação adequadas ao interesse histórico e cultural da sociedade brasileira.
Com informações da Agência Brasil.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton