Geral
Lula e Trump têm conversa informal em jantar do G7
Com Zelensky, brasileiro combinou 'contatos futuros'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou brevemente com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, à margem da cúpula de líderes do G7 em Évian-les-Bains, na França.
Ele também se reuniu com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky.
De acordo com funcionários de Brasília citados pela TV Globo, o brasileiro e o americano se cumprimentaram durante o jantar oferecido a chefes de Estado e de governo pelo anfitrião Emmanuel Macron na terça-feira (16).
Lula e Trump tiveram uma conversa informal por cerca de dois minutos, sem abordar pautas oficiais da agenda bilateral, como a ameaça dos EUA de implantar novas tarifas comerciais contra o Brasil.
No entanto, os chefes de Estado já haviam se cruzado nos corredores do hotel que recebe a cúpula. Naquela ocasião, Trump teria cumprimentado Lula com um "good job" ("bom trabalho"), referindo-se ao discurso do brasileiro no G7.

Já nesta quarta (17), Lula se encontrou com Zelensky também à margem da cúpula em Évian, onde discutiram os quatro anos da invasão russa na Ucrânia.
No X, Lula revelou que a reunião entre eles ocorreu a pedido do ucraniano e que durou cerca de 40 minutos, quando Zelensky expôs “suas avaliações sobre as situações atuais do conflito, das possibilidades de um cessar-fogo e a busca de uma solução diplomática”.
“Expus minha expectativa de que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar de forma mais efetiva para encerrar o conflito que já dura mais de quatro anos”, escreveu Lula.
Zelensky também comentou o encontro em nota.
“O presidente [Lula] compartilhou suas opiniões sobre possíveis abordagens diplomáticas. Eu informei sobre a atitude real da sociedade russa em relação à guerra, bem como sobre nossa interação diplomática com os EUA e outros parceiros”, disse o ucraniano, que, no passado, trocou farpas com Lula em relação ao conflito em seu país.
O brasileiro sempre defendeu uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia, tendo afirmado que ambos os lados têm sua parcela de culpa na ofensiva.
A reunião entre Lula e Zelensky em Évian foi encerrada com a promessa de “manter contato nas próximas semanas”, confirmaram os dois presidentes.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton