Geral
Comissão da MP do Frete elege Carlos Fávaro como presidente
Sessão foi suspensa por ausência do relator, deputado Zé Trovão; parecer retirou incentivo tributário a empresas que contratarem caminhoneiros autônomos.
A Comissão Especial responsável pela análise da Medida Provisória (MP) 1.343/2026, conhecida como MP do Frete, elegeu nesta quarta-feira, 17, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) como presidente do colegiado.
Logo após a eleição, Fávaro suspendeu a sessão em razão da ausência do relator, deputado Zé Trovão (PL-SC). A leitura do relatório, protocolado na noite de terça-feira, 16, será retomada apenas com a presença do parlamentar.
Zé Trovão apresentou parecer com projeto de lei de conversão (PLV) sem o incentivo fiscal a empresas que contratarem caminhoneiros autônomos diretamente. A medida, que implicaria renúncia fiscal para o governo federal, vinha sendo discutida com o Executivo e era considerada o ponto mais sensível pela equipe econômica.
A proposta de incentivo tributário chegou a ser defendida no relatório como forma de estimular a contratação direta do Transportador Autônomo de Cargas (TAC), mas acabou ficando fora do texto final após a retirada da emenda correspondente.
Segundo integrantes da equipe técnica do relator, o tema não foi abandonado e poderá ser tratado em regulamentação posterior.
Na prática, porém, a retirada da previsão de renúncia fiscal afasta, ao menos neste momento, a criação de um benefício tributário com impacto direto nas contas federais.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton