Geral

AGU firma acordo para garantir posse de servidora exonerada do Itamaraty

Flávia Medeiros havia sido barrada por comissão de heteroidentificação; acordo ainda depende de homologação judicial

Agência Brasil 15/06/2026
AGU firma acordo para garantir posse de servidora exonerada do Itamaraty
AGU faz acordo para garantir posse de Flávia Medeiros no Itamaraty após disputa sobre cota racial

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta segunda-feira (15) que assinou um acordo para garantir a posse de Flávia Henriques Goes de Medeiros no cargo de oficial da chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Flávia Medeiros foi aprovada nas provas escritas, mas acabou barrada pela comissão de heteroidentificação do concurso, que avaliava candidatos às vagas destinadas ao sistema de cotas raciais. Segundo a banca, a candidata teria “pele clara, traços finos e cabelos lisos”, características consideradas incompatíveis para a concorrência pelas cotas.

Notícias relacionadas: Uerj terá observatório para monitorar política de cotas; MPF aciona Hospital Albert Einstein por descumprir cotas em residência; STF derruba lei de SC que proibiu cotas raciais nas universidades.

O acordo ainda precisa ser homologado pela Justiça e busca encerrar a disputa judicial envolvendo a decisão da comissão do concurso do Itamaraty de 2024, promovido pelo Cebraspe.

Após ser barrada, a candidata recorreu à Justiça e obteve, em primeira instância, uma liminar para tomar posse. A decisão, porém, foi derrubada em segunda instância, e ela acabou exonerada do cargo.

Pelo acordo, Flávia será nomeada novamente para o cargo. Em contrapartida, ela aceitou renunciar a eventuais indenizações, salários e outros benefícios referentes ao período anterior à nova nomeação.

Ao assinar o acordo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu uma “profunda reflexão” sobre o papel das bancas de heteroidentificação.

“Ficará este legado para que injustiças não ocorram mais. O Estado não pode ter compromisso com o erro”, afirmou.

Conteúdo original da Agência Brasil.