Geral
O alcance do Brasil na diplomacia e na defesa no entorno africano
Em meio à disputa de potências globais no continente, Brasil busca ampliar cooperação e defender soluções multilaterais
Marcada por conflitos internos, disputas por recursos estratégicos e crescente competição entre potências globais, a África voltou ao centro da geopolítica internacional.
Estados Unidos, França e Turquia ampliam sua presença política, econômica e militar no continente, enquanto governos locais buscam novos parceiros para enfrentar desafios ligados à segurança e ao desenvolvimento.
Nesse cenário, o Brasil procura fortalecer sua atuação por meio da diplomacia, da cooperação técnica e do multilateralismo, defendendo soluções negociadas para os conflitos e o protagonismo de organismos internacionais.
Além dos laços históricos e culturais, Brasília considera a estabilidade africana um fator importante para a segurança do Atlântico Sul, para o comércio internacional e para a construção de uma agenda comum entre países do Sul Global.
Mas qual é o alcance real da influência brasileira no continente? Em quais países Brasília mantém iniciativas de cooperação em segurança e defesa?
Para debater o assunto, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com o general João Gobert Damasceno, assessor militar da chefia de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, na área de patrimônio histórico e cultural militar.
O conteúdo está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton
-
3DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'