Geral

Produção de veículos tem melhor maio desde 2019 e cresce 15,2%, diz Anfavea

Montadoras produziram 253,5 mil unidades no mês; vendas também avançaram, enquanto exportações recuaram

Estadao Conteudo 12/06/2026
Produção de veículos tem melhor maio desde 2019 e cresce 15,2%, diz Anfavea
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

No melhor resultado para o mês de maio desde 2019, antes da pandemia, a produção de veículos no Brasil cresceu 15,2% no mês passado em relação a maio de 2025, alcançando 253,5 mil unidades , carros entre de passeio, leves, caminhões e ônibus.

Na comparação com abril, a produção das montadas avançou 6,3% , segundo balanço divulgado nesta sexta-feira, 12, pela Anfavea, entidade que representa o setor automotivo.

O desempenho foi impulsionado pelos automóveis, segmento em que as vendas cresceram 28,1% na comparação interanual, puxadas por modelos de entrada beneficiados por descontos no IPI dentro do programa Carro Sustentável.

No acumulado de janeiro a maio, a produção de veículos chegou a 1,13 milhão de unidades , alta de 7,1% frente ao volume registrado nos cinco primeiros meses do ano passado.

Vendas

As vendas somaram 274,7 mil veículos em maio, o melhor resultado mensal desde o início do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 21,7% .

Na margem, ou seja, na comparação entre maio e abril, as vendas de veículos zero avançou 10,6% .

Nos cinco primeiros meses do ano, foram vendidos 1,15 milhão de veículos , volume 16,4% superior ao registrado um ano antes. Maio também teve o melhor diário médio de vendas desde dezembro de 2014, com 13,7 mil veículos emplacados a cada dia útil.

Exportações

Destaque negativo do balanço, as exportações somaram 37,4 mil veículos em maio, queda de 29,9% em relação ao mesmo mês de 2025.

Na comparação com abril, os embarques recuaram 13,4% . Como resultado, as exportações acumuladas no ano chegaram a 179,9 mil veículos , uma retração de 20% frente aos cinco primeiros meses de 2025.

Emprego

O balanço da Anfavea aponta ainda a criação de 1,2 mil vagas de trabalho nas montadas durante o mês passado.

Com isso, as fábricas de veículos passaram a empregar 113,7 mil pessoas .