Geral

Genial/Quaest: 65% dizem que isenção do IRPF não os beneficiou

Levantamento mostra oscilação dentro da margem de erro em relação a maio; 32% afirmam ter sido beneficiados pela medida

Estadao Conteudo 10/06/2026
Genial/Quaest: 65% dizem que isenção do IRPF não os beneficiou

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10, mostra que a percepção dos eleitores sobre a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil oscilou dentro da margem de erro em relação aos levantamentos anteriores.

Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados disseram que não foram beneficiados pela isenção, enquanto 32% afirmaram ter sido favorecidos pela medida. Em maio, 67% haviam declarado que a isenção do IR não os beneficiou, e 30% avaliavam que a mudança trouxe benefícios.

Os números contrastam com a expectativa registrada no fim do ano passado. Em outubro, 61% dos entrevistados diziam acreditar que seriam beneficiados, enquanto 35% afirmavam que não.

O levantamento divulgado nesta quarta-feira também aponta que 42% dos entrevistados não sentiram diferença na renda após a isenção do Imposto de Renda. Em maio, esse índice era de 45%.

Outros 34% disseram que a renda aumentou, mas não de forma expressiva — percentual próximo ao registrado em maio, quando era de 33%. Apenas 23% responderam que a renda aumentou significativamente após a medida, ante 21% no levantamento anterior.

A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de abril, com 2.004 entrevistas presenciais, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09285/2026.