Geral
Lula destaca parceria da Petrobras com o México e defende exploração da Margem Equatorial
Presidente cita experiência brasileira em águas profundas e critica privatizações de estatais durante evento em Manaus
Durante agenda em Manaus nesta quarta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que a Petrobras deverá atuar no golfo do México em parceria com a estatal mexicana Pemex. Segundo Lula, a iniciativa partiu de um pedido da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, que ressaltou a experiência da estatal brasileira em exploração de águas profundas.
"Vamos fazer uma associação com a Pemex e vamos no golfo do México para ver se o companheiro [Donald] Trump vai se meter com a Petrobras prospectando água", afirmou Lula durante evento da Petrobras na capital amazonense.
O presidente destacou que a expertise da Petrobras foi determinante para o interesse mexicano. "Para muita gente é águas profundas, para a Petrobras é um açude", brincou, ao mencionar a experiência da companhia no pré-sal.
Na mesma agenda, Lula voltou a defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. De acordo com ele, a Petrobras está próxima de anunciar se a região realmente possui as reservas de petróleo e gás estimadas inicialmente.
"Temos, obviamente, muita responsabilidade para extrair petróleo lá, e temos uma vantagem que é a expertise da Petrobras, a melhor empresa do mundo para fazer prospecção em águas profundas. Portanto, nós estamos tranquilos com relação à possibilidade", declarou Lula em entrevista ao Jornal do Amazonas, da Rede Amazônica.
O Ministério de Minas e Energia estima que a Margem Equatorial possa se tornar um novo pré-sal brasileiro. Segundo dados da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a região pode concentrar pelo menos 30 bilhões de barris de petróleo.
Lula ressaltou ainda que uma eventual descoberta de grandes reservas impactaria positivamente toda a região Norte, e não apenas o Amapá, onde atualmente se concentram as discussões sobre licença ambiental para exploração.
O presidente também anunciou a retomada de projetos de exploração em áreas anteriormente descontinuadas, como a região de Urucu, na Bacia do Solimões, uma das principais áreas petrolíferas terrestres do país.
"Vamos fazer 18 novos poços ali para ver se a gente consegue encontrar mais coisa. Voltaremos a prospectar em lugares que tinham sido abandonados. Não vamos perder tempo", afirmou Lula.
Críticas à privatização da Eletrobras e da BR Distribuidora
Durante o evento em Manaus, Lula também criticou as privatizações da BR Distribuidora e da Eletrobras, realizadas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente lembrou que setores da elite brasileira sempre foram contrários à criação e ao fortalecimento da Petrobras, e classificou a venda da Eletrobras como "o maior roubo da história deste país".
Lula afirmou que a Eletrobras, considerada a maior empresa de energia elétrica da América Latina, tinha valor estimado em R$ 68 bilhões à época da privatização, mas foi vendida por cerca de R$ 33,6 bilhões.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
3LUTO
Professora Dorinha morre aos 57 anos após complicações de cirurgia em Arapiraca
-
4LOTERIAS
Mega-Sena especial de 30 anos tem ganhadores no Rio e em Fortaleza; confira o resultado
-
5LOTERIAS
Mega-Sena 30 anos: confira o resultado do sorteio especial e os maiores prêmios da história