Geral

Copa para que mundo?

Dificuldades com vistos, crise do petróleo e desinteresse de grandes mercados desafiam o sucesso da Copa do Mundo nos EUA.

Sputinik Brasil 27/05/2026
Copa para que mundo?
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Faltando poucas semanas para o início da Copa do Mundo, crescem as dúvidas sobre a capacidade dos Estados Unidos de transformar o torneio em um sucesso de público e audiência.

Entre os principais obstáculos estão a dificuldade na obtenção de vistos norte-americanos, o aumento no preço das passagens aéreas devido à crise do petróleo e o menor interesse de mercados gigantes como China e Índia nos direitos de transmissão do evento. Esses fatores podem resultar em menor atração pela Copa.

Como as questões políticas e as tensões internacionais influenciam a realização do Mundial? Um eventual fracasso pode desgastar ainda mais a imagem dos Estados Unidos? E de que forma o esporte tem sido utilizado como instrumento de influência geopolítica global?

Para discutir o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Adriano de Freixo, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (Inest/UFF), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e o Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB). O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.