Geral
Explosão em mina de carvão na China deixa 82 mortos
Acidente em Shanxi é o mais grave no setor desde 2009; autoridades investigam causas
Uma explosão de gás em uma mina de carvão na província de Shanxi, no norte da China, descobriu a morte de 82 pessoas, configurando o acidente de mineração mais letal do país desde 2009.
O ocorrido na noite de sexta-feira (22) no meu incidente Liushenyu, localizada no condado de Qinyuan. Segundo a agência estatal Xinhua, 247 trabalhadores estavam no subsolo no momento da explosão.
Notícias relacionadas:
- Dia da África: continente avanços ascensão da China e mira progresso.
- China suspende três frigoríficos brasileiros após irregularidades.
- Tremor de magnitude 5,2 na escala Richter atinge o sul da China.
A mina é operada pelo Shanxi Tongzhou Group Liushenyu Coal Industry, fundada em 2010 e controlada pelo Shanxi Tongzhou Coal Coking Group, conforme dados do banco corporativo Qichacha.
As operações de resgate em andamento e as causas do acidente estão sob investigação, segundo a autoridade local de gerenciamento de emergências de Qinyuan. Shanxi é considerada o principal polo de mineração de carvão da China.
O presidente Xi Jinping determinou que as autoridades "não poupem esforços" no socorro aos feridos e nas buscas pelos sobreviventes , além de exigir uma purificação rigorosa das causas e responsabilização conforme a lei, informou a Xinhua.
O primeiro-ministro Li Qiang também defendeu a divulgação rápida e precisa das informações e o cumprimento rigoroso das responsabilidades.
A China conseguiu reduzir significativamente o número de mortes em minas de carvão — geralmente causadas por explosões de gás ou inundações — desde o início dos anos 2000, graças às normas mais rigorosas e práticas de segurança aprimoradas.
Em 2009, uma explosão semelhante na província de Heilongjiang deixou 108 mortos e 133 feridos.
Segundo a Xinhua, executivos da empresa responsáveis pela minha foram detidos.
As autoridades de Shanxi enviaram ao local uma equipe de resgate e atendimento médico, totalizando 755 pessoas, conforme o departamento de gerenciamento de emergências de Qinyuan.
Colaboração de Fabiola Arámburo, da Cidade do México*
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
3LOTERIAS
Mega-Sena especial de 30 anos tem ganhadores no Rio e em Fortaleza; confira o resultado
-
4LOTERIAS
Mega-Sena 30 anos: confira o resultado do sorteio especial e os maiores prêmios da história
-
5OBRA IMPORTANTE
Novo binário de Arapiraca está com 95% das obras concluídas