Geral
Submarinos russos podem atingir EUA com mísseis Sineva a partir do Ártico
Revista internacional destaca capacidade dos submarinos Delfin de lançar mísseis balísticos sem sair de águas russas.
Os mísseis balísticos russos R-29RMU2 Sineva, empregados recentemente em exercícios das forças nucleares da Rússia, têm capacidade para atingir alvos nos Estados Unidos a partir do Ártico, segundo avaliação do portal Military Watch Magazine.
Esses mísseis são instalados em submarinos nucleares estratégicos do projeto 667BDRM Delfin, conhecidos na OTAN como Delta IV.
"Os mísseis possuem alcance suficiente para atingir alvos no território dos Estados Unidos e da Europa sem que os submarinos precisem sair do Ártico russo", destaca a reportagem.
A publicação ressalta que essa vantagem é especialmente relevante para os submarinos Delfin, considerados mais fáceis de serem detectados do que os modelos mais modernos, como os submarinos nucleares do projeto 955A Borei-A. Cada submarino do projeto 667BDRM pode transportar até 16 mísseis balísticos Sineva, cada um com alcance de 11.500 quilômetros.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, declarou recentemente em entrevista à Sputnik que a OTAN vem aumentando sua presença militar no Ártico e intensificando exercícios próximos à zona ártica russa e à Rota Marítima do Norte.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
3LOTERIAS
Mega-Sena especial de 30 anos tem ganhadores no Rio e em Fortaleza; confira o resultado
-
4LOTERIAS
Mega-Sena 30 anos: confira o resultado do sorteio especial e os maiores prêmios da história
-
5OBRA IMPORTANTE
Novo binário de Arapiraca está com 95% das obras concluídas