Geral
Alerj responde Lula e cobra respeito após associação entre Legislativo e milícia
Casa Legislativa do Rio de Janeiro afirma ser inaceitável a generalização e defende união institucional diante de críticas do presidente.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) divulgou nota neste sábado (23) em resposta às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda oficial no estado. O presidente da Casa, deputado Douglas Ruas (PL), classificou como "inaceitável qualquer tentativa de generalizar ou criminalizar" os parlamentares.
No comunicado, a Alerj defende o respeito às instituições por parte de todas as autoridades, incluindo o presidente da República. A Casa aponta ainda que a crise na segurança pública do Rio está ligada a problemas estruturais, como a ausência de políticas nacionais eficazes para o combate ao tráfico de armas, fragilidade no controle de fronteiras e o avanço de facções criminosas pelo país.
A Assembleia também reforçou a necessidade de "união institucional, equilíbrio e responsabilidade" diante do atual cenário, criticando declarações que possam, segundo a nota, estimular divisões políticas ou antecipar julgamentos sobre instituições públicas.
A manifestação ocorre após Lula criticar a tentativa do grupo político do ex-governador Cláudio Castro (PL) de viabilizar uma eleição indireta para escolha do novo governador do estado, possibilidade posteriormente vetada pela Justiça. Ao comentar o caso, o presidente afirmou que, se a definição dependesse da Alerj, "viria um miliciano" para governar o Rio.
Durante visita à Fiocruz, na Zona Norte do Rio, Lula também declarou ao governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, que o estado não pode continuar com áreas dominadas por milícias. O presidente reforçou esperar atuação firme contra políticos envolvidos com grupos criminosos organizados.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4TÊNIS
Semifinal entre Sinner e Medvedev é cancelada por mau tempo em Roma
-
5OBRA IMPORTANTE
Novo binário de Arapiraca está com 95% das obras concluídas