Geral

Prefeitura executa grande obra de drenagem na Grota do Ipanema

Intervenção no bairro do Feitosa já canalizou cerca de 1 km e prevê melhorias em mobilidade e qualidade de vida

23/05/2026
Prefeitura executa grande obra de drenagem na Grota do Ipanema
Obra de drenagem avança na Grota do Ipanema para combater alagamentos e melhorar mobilidade. - Foto: Ascom Seminfra

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Prefeitura de Maceió está realizando uma complexa obra de transporte na Grota do Ipanema, localizada no bairro do Feitosa. O objetivo é solucionar problemas típicos de alagamentos que afetaram a região durante o período chuvoso.

O sistema de drenagem implantado já alcançou aproximadamente 1 km de canalização, de um total previsto de 2,1 km. Além da drenagem, a área contemplada receberá pavimentação, incluindo a Rua Ipanema, onde o canal tem início. A urbanização da região promete melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.

De acordo com o projeto em andamento, as águas pluviais serão direcionadas ao Riacho Águas Férreas, em Cruz das Almas, próximo à Unima (antiga Universidade Tiradentes), evitando o acúmulo de água nas vias públicas e residências das grotas do Ipanema e do Rafael.

A nova rede de transporte é composta por duelas de concreto e bocas de lobo, dimensionadas para atender à alta demanda de escoamento de águas da comunidade.

As aduelas utilizadas são estruturas modulares pré-fabricadas, projetadas para suportar grandes cargas e garantir a estanqueidade em ambientes estruturais.

Os serviços executados pelas equipes da Seminfra utilizam duelas de variedades variadas e crescentes, o que facilita o gerenciamento do progressivo da vazão ao longo da obra. A previsão é que os trabalhos continuem pelos próximos meses.