Geral
Defesa Civil de SP alerta para temporais e frio; veja previsão do tempo para as regiões do País
A Defesa Civil de São Paulo fez um alerta para as mudanças nas condições do tempo em todo o Estado de São Paulo até segunda-feira, 18. A previsão é de aumento de chuvas, temporais isolados e queda nas temperaturas.
O domingo, 17, será marcado por nebulosidade e momentos de sol, favorecendo o declínio na temperatura. Há ainda condições para pancadas de chuva fortes, que vêm acompanhadas de raios e rajadas de vento. A situação se agrava nos municípios que fazem fronteira com o Paraná.
Na segunda-feira, 18, chuvas persistentes chegam ao Litoral e Grande São Paulo. “Não há risco para acumulações severas, contudo, a chuva persiste ao longo de todo o dia”, explica a Defesa Civil. Uma massa de ar frio derrubou um pouco mais as temperaturas - um padrão que seguirá na próxima semana.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão nacional é de chuvas na região Norte, boa parte do Nordeste, do Sul e do Sudeste. Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo têm alerta laranja de Perigo - o que indica riscos significativos, com ventos de até 100 km/he chuvas volumosas.
Veja abaixo como fica o tempo em cada região:
Norte
Domingo, 17, as temperaturas variam entre 21 °C no Acre e 35 °C no sudeste do Pará. Pancadas de chuva atuam em quase toda a região, com maiores acúmulos entre o nordeste de Roraima e sudoeste do Pará. No sudeste do Pará e centro-norte do Tocantins, a chuva tende a ser mais fraca e isolada.
Já na segunda-feira, 18, chuvas mais intensas se concentraram no sudeste do Amazonas, no sul de Rondônia e em todo o estado do Amapá, com possibilidade de descarga elétrica. Nas áreas restantes, a previsão é de chuva fraca e passageira.
Nordeste
Para domingo, a região deve registrar pancadas de chuva a partir da tarde, principalmente entre o Maranhão e Pernambuco. Nessas áreas, os acumulados podem chegar a 50mm. Chuvas isoladas podem ocorrer no sul do Maranhão, centro do Piauí, centro-sul de Alagoas, Sergipe e leste da Bahia.
As chuvas se concentraram no litoral da Bahia durante a segunda-feira, 18. Pancadas também atuam entre o litoral do Maranhão e do Piauí, avançando para o interior maranhense.
Centro-Oeste
O monitoramento do Inmet indica pancadas de chuva isoladas no oeste de Mato Grosso e grande parte de Mato Grosso do Sul ao longo de domingo, 17. No Distrito Federal, o tempo segue estável. Já em Goiás, ocorre uma chuva de forma isolada no sul do Estado.
O cenário se repete na segunda, 18, mas com chuvas mais espalhadas para o sul de Mato Grosso do Sul.
Sudeste
No domingo, 17, as chuvas ficam mais intensas no sul de São Paulo, principalmente durante a noite.
Os temporais continuam intensos no Estado e no sul do Rio de Janeiro na segunda, 18. Já o centro-norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo seguem com tempo estável.
Sul
A instabilidade avança para Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul no domingo. A previsão do Inmet indica que os volumes chegam até 70 mm no centro-oeste do Paraná. Somente o extremo sudoeste gaúcho deve ter tempo firme.
Na segunda-feira, a chuva se intensificou entre o centro e o norte do Paraná. As pancadas podem ocorrer com forte intensidade e em curto período de tempo, acompanhadas de descargas elétricas. A previsão de chuva se estende para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas com menores acumulações.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas