Geral

Ministro Paulo Pereira visita Salão do Artesanato e debate fortalecimento do setor

Evento que acontece na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, até domingo (17) reúne mais de 700 artesãos de todo o Brasil

Assessoria 15/05/2026
Ministro Paulo Pereira visita Salão do Artesanato e debate fortalecimento do setor
Ministro Paulo Pereira participa do Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. - Foto: Divulgação

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Paulo Pereira, visitou nesta quinta-feira (15) a 22ª edição do Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras, realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento reúne mais de 700 artesãos de todos os estados e do Distrito Federal em uma ampla mostra da produção artesanal contemporânea brasileira.

Durante a visita, o ministro participou de um encontro com representantes do setor para discutir demandas, desafios e possibilidades de fortalecimento da atividade criativa no país.

“É incrível o que estamos realizando aqui em São Paulo, reunindo artesãs e artesãos de todo o Brasil para fazer negócios, apresentar sua arte e trocar experiências, fazendo o Brasil se encontrar aqui. Essa é uma experiência única, que tem um impacto muito grande para o setor”, afirmou o ministro Paulo Pereira.

Novas propostas para o setor

Segundo Paulo Pereira, a conversa com representantes do artesanato teve como foco identificar caminhos para ampliar o apoio do governo federal ao setor. “O objetivo da nossa conversa é saber como o governo federal, que é tão conectado com essa pauta e se preocupa com a economia colaborativa do artesanato, pode melhorar esse ambiente”, disse.

Entre os temas debatidos, o ministro destacou propostas ligadas a financiamento, educação e a ampliação da presença internacional do artesanato brasileiro. “Várias ideias apareceram aqui, desde novas formas de financiamento e a possibilidade de integrar melhor o artesanato com a educação até maneiras de ampliar a exportação do artesanato brasileiro e fortalecer sua presença no mercado internacional”, declarou.

Ao final da visita, Paulo Pereira afirmou que o ministério pretende organizar um plano de ações voltado ao fortalecimento do setor.

O Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras segue até domingo, 17 de maio, com entrada gratuita. A feira ocupa mais de 10 mil metros quadrados e reúne exposição e venda de peças, oficinas, apresentações musicais ao vivo e gastronomia regional, propondo um percurso pelas diferentes identidades culturais do país a partir do artesanato.

A 22ª edição do evento é realizada pela Rome Eventos e conta com patrocínio do programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Prefeitura de São Paulo, do Banco do Nordeste do Brasil e da ApexBrasil, agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O evento tem ainda parceria do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao MEMP.

Serviço

22º Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras

De 13 a 17 de maio de 2026

Pavilhão da Bienal — Parque Ibirapuera — São Paulo (SP)

Quarta a sexta-feira: 14h às 21h

Sábado e domingo: 10h às 21h

Entrada gratuita.