Geral
Bagé (RS) sedia 1º Simpósio Internacional de Escultura do Bioma Pampa até 22 de maio
Com entrada franca, evento pode ser visitado na Pousada do Sobrado pela manhã e à tarde
Inserido na programação do XVII Festival Internacional de Cinema da Fronteira (FICF), o 1º Simpósio Internacional de Escultura do Bioma Pampa, acontece até o dia 22 de maio de 2026, na Pousada do Sobrado. O evento reúne artistas de trajetórias globais para transformar o emblemático Granito Rosa da região de Ibaré (RS) em obras que dialogam com a paisagem e a identidade de Bagé. O público acompanhará a execução de esculturas em tempo real. O simpósio pode ser visitado das 9h às 12h, retomando das 14h às 18h, com palestras. A entrada é franca.
A atração desta semana, de 18 a 22 de maio, reúne encontros com os renomados artistas plásticos internacionais Dolores Ortiz Minique (México), Juan Luis Dörr (Chile), Irineu Garcia (Brasil) e Maria Eloísa Ibarra (Uruguai). A programação conta com a apresentação dos quatro artistas e um tema diferente a cada dia com ações de manhã e à tarde. O encerramento acontece na sexta, às 14h, com a palestra Arte contemporânea e seus cruzamentos, que traz Zeca Brito, Secretário Municipal de Cultura de Bagé, junto aos artistas.
Nascida na Bélgica e radicada no México, Dolores Ortiz Minique é uma figura central na escultura pública internacional. Com mestrado em Humanidades e formação na Universidade de Guadalajara - onde atua como professora há 45 anos - a artista possui monumentos em países como Turquia, Coréia e Canadá. Atualmente, dirige a Divisão de Artes e Humanidades do Centro de Arte, Arquitetura e Design em Guadalajara. Sua produção no simpósio é acompanhada pela assistente Maya.
Juan Luis Dörr é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. O artista nascido em Santiago baseia sua pesquisa artística na cultura latino-americana. Com vasta experiência em ateliês de prestígio, o escultor acumulou prêmios em concursos que resultaram em diversas obras públicas no Chile e no exterior. No simpósio, desenvolve sua peça em Granito Rosa com o auxílio de Antônio Sobral.
Enquanto a maioria dos escultores utiliza a pedra nativa, Maria Eloísa Ibarra, vencedora do Grande Prêmio Nacional de Artes Visuais do Uruguai (2016), traz uma proposta em concreto. Sua carreira inclui exposições na Suécia, China e EUA. Com ateliê em Punta del Este, suas obras integram importantes coleções públicas e privadas internacionalmente. No evento, trabalha com o assistente Mario Camacho.
Com obras em mais de 18 países (incluindo Índia, China e Suíça), o gaúcho Irineu Garcia é conhecido por suas intervenções em espaços públicos de grandes dimensões que buscam reconfigurar a relação entre o homem e a natureza. Em seu trabalho, já explorou materiais diversos como fogo, neve e vegetação. No simpósio, conta com a assistência de Augusto Rubin. Natural de São Luiz Gonzaga e formado em Arquitetura, Garcia vive em Porto Alegre, onde preside o Instituto Yvy Maraey.
Zeca Brito destaca a importância estratégica do simpósio para a região: "Ao trazermos artistas de renome internacional para esculpir o Granito Rosa - a própria pele da nossa terra - estamos transformando a matéria bruta do Pampa em um legado eterno, que coloca Bagé na rota da arte contemporânea e celebra a potência criativa do nosso bioma". Desde o início do mês, o simpósio promove uma série de atividades e a criação de novas obras. Os trabalhos serão expostos posteriormente em Santa Thereza.
O XVII Festival Internacional de Cinema da Fronteira (FICF) é uma realização da Associação Pró Santa Theresa e da Prefeitura Municipal de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) e Assembleia Legislativa do RS. O Simpósio conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais e Instituto Yvy Maraey. O evento conta com o patrocínio da Philip Morris Brasil, financiamento do Pró-Cultura RS (SEDAC) e da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Serviço
O que: 1º Simpósio de Escultura do Bioma Pampa em Bagé (RS)
Quando: de 18 a 22 de maio, a partir das 9h
Local: Pousada do Sobrado (R. Zoroastro Lamonte, s/n)
Entrada franca
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas