Geral
Setor de serviços recua 1,2% em março, aponta IBGE
Após estabilidade em fevereiro, retração de março foi puxada pelo segmento de transportes
O setor de serviços no Brasil registrou queda de 1,2% em março de 2026, na comparação com fevereiro, quando havia apresentado estabilidade. Todas as cinco atividades pesquisadas tiveram recuo, com destaque para o segmento de transportes, que caiu 1,7%. Já em relação a março de 2025, o volume de serviços apresentou alta de 3%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do ano, o setor cresceu 2,3% frente ao mesmo período de 2025. Em 12 meses, o avanço foi de 2,8% até março de 2026.
Segundo o analista da pesquisa, Luiz Carlos de Almeida Junior, nos últimos cinco meses, o setor de serviços apresentou um mês de estabilidade e quatro meses de queda, acumulando retração de 1,7% desde outubro de 2025.
“Setorialmente, todas as cinco atividades investigadas registraram queda em relação ao mês anterior. O setor de transportes foi o principal responsável pelo recuo, influenciado principalmente pela diminuição no transporte rodoviário de cargas e no transporte aéreo de passageiros”, explicou o analista.
As demais quedas foram observadas nos serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%), informação e comunicação (-0,9%), outros serviços (-2%) e serviços prestados às famílias (-1,5%).
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas