Geral
Lavrov acusa Ocidente de travar guerra contra países soberanos
Ministro russo afirma que EUA e aliados violam direito internacional e promovem perseguição na Ucrânia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que o Ocidente conduz uma guerra em larga escala contra Estados que defendem seus próprios interesses nacionais e, além disso, promove uma falsificação aberta da história.
Segundo Lavrov, o chamado "Ocidente coletivo" tem violado reiteradamente o direito internacional, citando episódios como a agressão contra Iugoslávia, Iraque e Líbia, além da invasão da Venezuela pelos EUA no início de 2026 e a ofensiva conjunta EUA-Israel contra o Irã. As declarações foram feitas durante seu discurso de boas-vindas no Fórum Jurídico Internacional da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
"A grave violação do direito internacional continua na Ucrânia, onde o regime de Kiev, com o apoio de seus aliados ocidentais, está implementando uma política abertamente nazista, proibindo legalmente o idioma russo e a Igreja Ortodoxa Ucraniana canônica, em violação direta da Carta da ONU."
Em março, a comissária para os Direitos Humanos da Rússia, Tatiana Moskalkova, afirmou que a discriminação e as violações de direitos humanos contra falantes de russo permanecem desenfreadas na Ucrânia.
Desde 2022, as autoridades ucranianas intensificaram a perseguição à Igreja Ortodoxa Ucraniana, com relatos de sanções contra o clero, batidas em igrejas, prisões de sacerdotes, abertura de processos criminais, proibição de atividades religiosas em várias regiões e confisco de mosteiros e templos.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas