Geral
Secretário de Saúde britânico cogita renúncia para desafiar liderança de Starmer
Wes Streeting pode lançar candidatura à liderança do Partido Trabalhista em meio à pressão sobre o premiê; informações são do The Guardian.
Aliados do secretário de Saúde do Reino Unido, Wes Streeting, afirmam que ele está se preparando para renunciar ao cargo e pode anunciar uma candidatura formal à liderança do Partido Trabalhista contra o atual primeiro-ministro, Keir Starmer, já nesta quinta-feira, 14. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian.
Nos últimos meses, aumentaram as dúvidas sobre a permanência de Starmer como primeiro-ministro, diante de inúmeros pedidos de renúncia. A pressão se intensificou em fevereiro, após a repercussão dos laços do ex-embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos, Peter Mandelson, indicado por Starmer, com o financista Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais.
Na última terça-feira, 12, Starmer desafiou os pedidos para que deixasse o cargo após o desempenho considerado desastroso do Partido Trabalhista nas eleições locais e regionais da semana passada. "O Partido Trabalhista tem um processo para destituir um líder, e esse processo ainda não foi acionado. O país espera que continuemos governando. É isso que estou fazendo e é isso que devemos fazer como gabinete", afirmou o premiê, segundo comunicado divulgado por Downing Street.
O mecanismo interno do Partido Trabalhista citado por Starmer determina que, para desafiar a liderança, um concorrente precisa do apoio de 20% dos parlamentares trabalhistas — o equivalente atualmente a 81 deputados.
De acordo com o Guardian, fontes internas de Downing Street sugerem que Wes Streeting ainda não teria o apoio necessário de 81 parlamentares. No entanto, uma fonte próxima ao secretário de Saúde afirmou que "ele acha que já tem os números". Um parlamentar ouvido pelo jornal também relatou discussões sobre como garantir o apoio necessário para Streeting.
Na manhã desta quarta-feira, 13, Starmer reuniu-se em Downing Street com Streeting, poucas horas antes do discurso do rei Charles III no Parlamento do Reino Unido. A reunião durou menos de 20 minutos. Streeting não falou com jornalistas ao deixar o gabinete. Posteriormente, Starmer também deixou o local em silêncio, acompanhado da esposa, Victoria Starmer, e seguiu para o Parlamento.
Segundo o Guardian, o porta-voz do secretário de Saúde declarou que ele não planejava comentar o assunto para não tirar o foco do discurso do rei. Já o porta-voz oficial de Starmer recusou-se a comentar o conteúdo da reunião, mas afirmou que Streeting permanece no cargo e acrescentou: "O primeiro-ministro tem total confiança no secretário de Saúde".
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas