Geral

PF investiga instituto de previdência de Cajamar por gestão temerária

Polícia Federal apura irregularidades em investimentos de R$ 107 milhões do RPPS municipal

13/05/2026
PF investiga instituto de previdência de Cajamar por gestão temerária
- Foto: © Foto / Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a Operação Off-Balance, com o objetivo de apurar suposta gestão temerária de recursos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no âmbito da autarquia responsável pela previdência dos servidores públicos efetivos do município de Cajamar (SP).

De acordo com nota da corporação, os policiais federais cumprem seis mandatos de busca e apreensão nos municípios de Cajamar e Boituva (SP), além da capital paulista. Também foram determinadas medidas cautelares de afastamento de função pública e de indisponibilidade de bens, expedidas pela 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Segundo a PF, as investigações foram realizadas inicialmente após acusações de irregularidades na aplicação de cerca de R$ 107 milhões em quatro letras financeiras emitidas por dois bancos privados. O comunicado, no entanto, não revela os nomes das instituições envolvidas.

Desde o ano passado, a Polícia Federal já deflagrou diversas operações para apurar a emissão de letras financeiras consideradas irregulares por instituições ligadas ao Banco Master, como nos casos do Rioprevidência e da Amazonprev .

Notícias relacionadas:

*Colaboraram Pedro Peduzzi e Andreia Verdélio