Geral
Brasil têm duas mortes confirmadas por hantavírus em 2026
Óbitos ocorreram em MG e RS e não têm relação com surto argentino
Duas mortes por hantavírus foram confirmadas no Brasil no início desta semana.
Os casos ocorreram em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul e não têm relação com o surto da doença registrado recentemente em um navio de cruzeiro argentino.
Os óbitos foram anunciados pelas Secretárias de Saúde dos respectivos estados.
O caso mineiro ocorreu em fevereiro, mas foi divulgado no domingo (10). De acordo com o comunicado, a vítima era um homem de 46 anos que teve contato com roedores silvestres em uma área de lavoura no Alto Paranaíba.
Já a Secretaria gaúcha afirmou na segunda-feira (11) que a morte no estado por hantavírus ocorreu no município de Paulo Bento. As autoridades alertaram ainda sobre outra contaminação em Antônio Prado. Os dois casos no Rio Grande do Sul também foram registrados na zona rural.
Segundo o Ministério da Saúde, a forma mais frequente de contaminação ocorre em áreas rurais devido ao contato com roedores silvestres contaminados. Já a cepa Andes, registrada no navio argentino, cuja transmissão ocorre entre humanos, é rara e nunca foi identificada no Brasil.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo