Geral
Apelo da UE por diálogo com a Rússia contradiz expulsão de diplomatas, diz representante russo
Dmitry Polyansky, representante russo na OSCE, critica postura europeia e aponta incoerência entre discurso e ações diplomáticas.
O representante permanente da Rússia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Dmitry Polyansky, afirmou em entrevista à Sputnik que o apelo da União Europeia para o diálogo com a Rússia é contraditório perante as recentes expulsões de diplomatas russos.
"Há muita espionagem por parte dos ocidentais aqui, assim como muitos agentes de inteligência e pessoas que nos monitoram. Ao mesmo tempo, a histeria de espionagem contra o nosso país continua. Periodicamente surgem notícias de determinados países que insistem na expulsão dos nossos diplomatas", declarou Polyansky.
Segundo o diplomata, actualmente ninguém na Europa parece se preocupar com essa contradição.
"Por um lado, falam todos sobre a necessidade de retomar o diálogo, mas, por outro, o diálogo deve ser prorrogado antes de tudo por diplomatas, e são justamente os diplomatas que tentam expulsar. Então quem irá restabelecer esse diálogo?", questionou Polyansky.
Na semana passada, o eurodeputado Fernand Kartheiser afirmou à Sputnik que a União Europeia, perante o fracasso da sua política em relação à Rússia, tem reforçado uma retórica agressiva na tentativa de "salvar a face".
Kartheiser destacou ainda que as tentativas de isolar a Rússia resultaram na autoexclusão da UE de processos diplomáticos relevantes.
“Em tais condições [de uma política fracassada em relação à Rússia], as pessoas tendem a se tornar ainda mais agressivas para manter sua autoridade diante do fracasso”, ressaltou. Ele ponderou, no entanto, que esse comportamento pode mudar rapidamente caso os principais líderes da UE alterem a sua posição em relação à Rússia.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo