Geral

Lula afirma que Sul Global arca com custos de guerras que não provocou

Presidente defende igualdade entre países em discurso na 1ª Reunião da Mobilização Progressista, em Barcelona

18/04/2026
Lula afirma que Sul Global arca com custos de guerras que não provocou
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © ANSA/EPA

Durante discurso na 1ª Reunião da Mobilização Progressista, realizada em Barcelona, Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o papel secundário reservado ao Sul Global nas decisões políticas internacionais.

Segundo Lula, enquanto os "senhores da guerra jogam bombas em mulheres e crianças", gastando bilhões que poderiam ser investidos no combate à fome e na resolução de questões energéticas, o Sul Global segue sendo "tratado como o quintal das grandes potências".

"O Sul Global paga a conta de guerras que não provocou e de mudanças climáticas que não causou", afirmou o presidente.

Lula defendeu ainda a necessidade de restituir a credibilidade da ONU e de criar um sistema internacional em que países desenvolvidos e em desenvolvimento tenham igualdade de voz e participação nas instituições multilaterais.

Por Sputnik Brasil