Geral
Lula afirma que esquerda virou o sistema e cobra coerência dos partidos
Em evento na Espanha, presidente critica gestão de políticas neoliberais e diz que direita ocupou o papel de antissistema
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (18) que a direita assumiu o papel de 'antissistema' na política porque a esquerda se acomodou em vencer eleições e administrar o neoliberalismo, adotando medidas de austeridade e abrindo mão de políticas públicas em nome da governabilidade.
"Nós temos sido os gerentes da mazela do neoliberalismo", declarou Lula durante discurso na Global Progressive Mobilisation (GPM), evento de esquerda realizado em Barcelona, na Espanha. "Nós nos tornamos o sistema. Por isso, não surpreende que, agora, o outro lado se apresente como antissistema."
Segundo o presidente, a extrema-direita soube capitalizar o "mau estado das promessas não cumpridas do neoliberalismo" e canalizou as frustrações da população, enquanto governos de esquerda abandonaram seus programas originais.
Lula defendeu que partidos de esquerda precisam praticar a coerência e implementar os programas com os quais foram eleitos. Ele avaliou que grande parte da população, mesmo sem se identificar como progressista, apoia pautas associadas à esquerda.
"Ela quer comer bem, morar bem, escola de qualidade, hospital de qualidade, uma política climática séria e responsável, uma política de meio ambiente muito dura, ela quer um mundo limpo e saudável, um trabalho digno, com jornada de trabalho equilibrada, um salário que permita uma vida confortável", enumerou.
O presidente brasileiro também defendeu que o papel da esquerda é "apontar o dedo para os verdadeiros culpados" pelas frustrações da população, que seriam os bilionários responsáveis pela maior parte da riqueza mundial, e não a população LGBT+ ou os imigrantes.
"Essa luta precisa ser global, de nada adianta manter a casa em ordem em um mundo em desordem", afirmou. "Os senhores da guerra jogam bombas em mulheres e crianças, gastam em armas bilhões de dólares que poderiam ser usados para acabar com a fome, resolver o problema energético, o problema da saúde."
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
5COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia