Geral

É bom que se faça uma separação do que é Master e do que é BRB, diz governadora do DF

Celina Leão reforça solidez do BRB e pede distinção entre investigações envolvendo bancos

15/04/2026
É bom que se faça uma separação do que é Master e do que é BRB, diz governadora do DF
Celina Leão - Foto: Reprodução

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), destacou nesta quarta-feira, 15, a importância de separar as questões relacionadas ao Banco Master das que envolvem o Banco de Brasília (BRB) nas apurações federais sobre operações no mercado financeiro. "É bom e necessário que se faça uma separação do que é Master e do que é BRB. O BRB é um banco sólido, tem uma história em Brasília. A nossa missão, neste momento, é cuidar para que ele continue com a missão de ser um banco de desenvolvimento regional", afirmou durante coletiva após participar de evento do Lide, na capital federal.

As declarações da governadora vêm no contexto do avanço das investigações sobre operações estruturadas no mercado financeiro envolvendo o Banco Master, que passaram a ser alvo de questionamentos por órgãos de controle e de inquéritos em andamento. Por ser controlado pelo governo do Distrito Federal, o BRB está no centro do debate político, ampliando a repercussão do caso e pressionando autoridades locais a defenderem a imagem da instituição.

Durante a coletiva, Celina Leão explicou que parte das informações não pode ser divulgada publicamente devido à natureza das negociações e ao impacto que notícias podem causar em instituições financeiras. "Por muitas vezes o nosso silêncio é para preservar a integridade do nosso banco. Vocês precisam entender que o mercado financeiro não é mercado político, que qualquer notícia que saia de forma desvirtuada traz um impacto negativo no banco na hora", afirmou.

A governadora também garantiu que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas e que as providências seguem em andamento, sem antecipar detalhes. Segundo ela, tudo o que for pactuado e acordado com o Banco Central será comunicado à imprensa no momento adequado. "Aquilo que ficar pactuado e já acordado com o Banco Central, no momento certo, será amplamente divulgado para toda a imprensa", disse.

Celina Leão reiterou a solidez do BRB e afirmou que o foco do governo local é preservar a instituição. "O BRB é um banco sólido, o BRB tem uma história nessa cidade", reforçou, destacando que a missão do Executivo é garantir a continuidade do banco como agente de desenvolvimento regional.