Geral
Petrobras aprova R$ 60 bilhões para projeto Seap e amplia exploração de óleo e gás
Novo projeto em Sergipe prevê produção superior a 1 bilhão de barris e reforça infraestrutura energética no Nordeste
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (13) a aprovação de mais de R$ 60 bilhões em investimentos para o projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), consolidando uma nova fronteira de exploração de óleo e gás no Brasil.
O conselho de administração da estatal validou a decisão final de investimento do módulo SEAP I, após já ter aprovado o SEAP II, previsto para dezembro de 2025.
Com os dois módulos, a expectativa é produzir mais de 1 bilhão de barris de óleo equivalente, ampliando significativamente a oferta nacional de petróleo e gás. O projeto prevê a instalação de duas plataformas do tipo FPSO, com capacidade conjunta para até 240 mil barris de óleo por dia e processamento de 22 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente.
A Petrobras destacou que ganhos de escala e revisões contratuais aumentaram a atratividade econômica do empreendimento, permitindo a negociação das plataformas P-81 e P-87. A produção do SEAP II está programada para começar em 2030, enquanto o SEAP I deve entrar em operação após essa data.
Considerado estratégico, o projeto inclui ainda a perfuração de 32 poços e a construção de um gasoduto de 134 quilômetros, reforçando a infraestrutura energética e ampliando a oferta de gás natural, especialmente para a região Nordeste.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados