Geral
Indígenas em Brasília pedem zona livre de exploração de petróleo
Lideranças marcham até a Esplanada dos Ministérios para entregar reivindicações ao governo federal
Mais de 7 mil indígenas participam, nesta semana, do Acampamento Terra Livre, em Brasília, e organizam uma marcha para a tarde desta quinta-feira (9), a partir das 14h.
O grupo seguirá do Eixo Monumental até a Esplanada dos Ministérios para entregar suas reivindicações. Entre os pontos principais, as lideranças apresentam uma proposta para a exclusão da exploração de petróleo e gás em territórios indígenas.
Notícias relacionadas:
- Em Brasília, artesões indígenas veem obras como ação de resistência.
- Organizações acusam o Congresso de desrespeitar os direitos dos indígenas.
- Indígenas cobram criação de comissão para apurar crimes da ditadura.
Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em 2025 em Belém (PA), o Mapa do Caminho para o afastamento da economia baseada em combustíveis fósseis – uma das prioridades do governo brasileiro – não entrou na lista de consensos . Apesar disso, representantes ministeriais de mais de 80 países declararam apoio oficial à proposta, segundo o governo.
“Como foi uma proposta do governo brasileiro para a construção do mapa do caminho, o desmatamento zero e também para a não exploração de petróleo e gás, estamos apresentando algumas propostas ao governo para serem incluídas no texto”, afirmou o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinaman Tuxá.
O documento deve ser recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. As reivindicações ao Poder Executivo também incluem pedidos de mais demarcações e de ampliação de políticas públicas. “Vamos entregar documentações nos ministérios dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente, da Agricultura e Pecuária, e no Itamaraty”, destacou o coordenador da Apib.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
3TÊNIS DE MESA
Hugo Calderano domina Alexis Lebrun e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
4ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
5REALITY SHOW
Breno é eliminado do BBB 26; confira os percentuais de votação