Geral
Empresas chinesas de delivery disparam após sinalização contra guerra de preços
Autoridades sugerem regulação para conter competição agressiva e impulsionam ações de Meituan, Alibaba e JD.com
As ações de empresas chinesas de entrega de alimentos registraram forte alta após autoridades do país sinalizarem medidas para conter a intensa competição de preços no setor. Os papéis da Meituan encerraram o pregão desta quarta-feira com valorização de 14%, enquanto Alibaba e JD.com avançaram 4,6% e 4,85%, respectivamente — desempenho superior ao ganho de 1,9% do índice Hang Seng Tech.
Os recibos de ações (ADRs) dessas companhias em Nova York também operam em alta no pré-mercado desta manhã, com avanço de quase 4%.
A Administração Estatal de Regulação de Mercado (SAMR, na sigla em inglês), principal regulador da China, informou em artigo publicado em seu site nesta quarta-feira que realizou um seminário para coibir práticas de concorrência desleal, embora não tenha mencionado diretamente o setor de entrega. Simultaneamente, o órgão divulgou uma coluna do jornal estatal Economic Daily pedindo que as empresas de entrega de alimentos encerrem uma guerra de preços.
Segundo analistas do Citi, a sinalização do regulador pode marcar “um ponto de normalização na competição do setor de entrega, com uma redução relevante de subsídios nos próximos meses”.
Para os analistas, a postura do órgão é especialmente positiva para a Meituan, pois a diminuição das políticas competitivas deve acelerar a recuperação da empresa. Alibaba e JD.com também devem se beneficiar de um ambiente mais racional e menos agressivo em termos de preços.
Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
2CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
3FUTEBOL
Coruripe perde o jogo e a invencibilidade para o CRB, em São Miguel dos Campos
-
4SEGURANÇA
PM de Alagoas desmantela ponto de desmanche de motos na Cidade Universitária
-
5BASTIDORES DA TV
Ceci Ribeiro relata desconforto em entrevista com Babu Santana no 'Bate-Papo BBB'