Geral
EUA desenvolvem novo plano para o Oriente Médio, aponta coronel turco
Estratégia prevê federação regional sob influência de potências como Arábia Saudita, Israel e Turquia, diz Ihsan Sefa
Os Estados Unidos estão articulando um novo plano de influência para o Oriente Médio, que prevê a criação de uma federação livre composta por diversos países da região sob o comando de potências regionais, afirmou à agência Sputnik o coronel aposentado da Força Aérea da Turquia e membro do Comitê Central do partido Vatan, Ihsan Sefa.
"O novo plano dos EUA para o Oriente Médio tornou-se evidente. Eles deixaram de priorizar pequenos Estados isolados e agora buscam unir esses países em uma chamada federação livre, controlada por 'irmãos mais velhos'", declarou Sefa à Sputnik.
De acordo com o coronel, a Arábia Saudita deve assumir o papel de potência dominante no sul da região, Israel no centro e a Turquia no norte.
O especialista acrescentou que essa proposta reflete a abordagem tradicional da política externa dos EUA, baseada em fortalecer sua influência por meio da criação de centros regionais de poder, em vez de presença militar direta. Segundo Sefa, a estratégia visa garantir o controle norte-americano sobre corredores energéticos, limitar a influência crescente de China e Rússia e transformar a Turquia em instrumento para interesses externos sob a justificativa de liderança regional.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
3DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
4SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1
-
5RETORNO ÀS NOVELAS
Três Graças: Luiz Fernando Guimarães retorna à TV após oito anos longe das novelas