Geral

EUA e México avançam em negociações para revisão do USMCA

Reunião entre representantes dos dois países inicia etapa técnica para fortalecer cadeias produtivas e gerar empregos

18/03/2026
EUA e México avançam em negociações para revisão do USMCA
EUA e México avançam em negociações para revisão do USMCA - Foto: Reprodução / Instagram

O Representante Comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, e o secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard, se reuniram nesta quarta-feira, 18, para dar início às discussões técnicas bilaterais em preparação para a revisão conjunta do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA).

De acordo com comunicado divulgado pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), as equipes técnicas de ambos os países foram orientadas a analisar alternativas específicas para ampliar a produção e o emprego nas indústrias dos EUA e do México, ao mesmo tempo em que buscam restringir a entrada de insumos não mercantis nas cadeias de suprimentos da América do Norte.

Durante as discussões, os grupos avaliaram as deficiências nas principais cadeias de suprimentos norte-americanas e debateram possíveis políticas para solucioná-las, incluindo o fortalecimento da cooperação em segurança econômica, regras de origem e ações comerciais complementares.

Os representantes também determinaram que as equipes técnicas estabeleçam uma agenda regular de reuniões para avançar nessas tratativas e definir os principais resultados esperados antes da Revisão Conjunta marcada para 1º de julho.