Geral
Pesquisadores encontram bebida alcoólica de 2.000 anos em vaso de bronze na China
Análise química revela que líquido preservado em artefato da dinastia Han era feito de painço e frutas.
Pesquisadores chineses identificaram vestígios de uma bebida alcoólica milenar em um vaso de bronze escavado na província de Henan.
O estudo, publicado recentemente na revista Journal of A Archeological Science: Reports, aponta que o preservado no recipiente remonta a aproximadamente 2.000 anos, à época da dinastia Han (202 aC-220 dC).
Uma equipe liderada por Shuya Wei, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim, analisou o conteúdo líquido e os sedimentos do vaso encontrado em um túmulo antigo na cidade de Luoyang. Os artefatos foram descobertos durante escavações arqueológicas realizadas há alguns anos na região.
Para vender a composição da bebida, os especialistas recorreram a métodos avançados de espectrometria de massas, cromatografia de gases e cromatografia líquida. Os resultados foram comparados a cinco tipos de bebidas modernas do leste asiático, incluindo o huangjiu — tradicional fermentado de arroz, painço ou trigo, com teor alcoólico em torno de 11,5%, e licores mais fortes, que podem ultrapassar 50% do teor alcoólico.
Uma análise química revelou a presença de ácidos específicos, porém o vaso continha um licor produzido a partir de painço e outras plantas. Os pesquisadores sugerem que a bebida pode ter sido misturada com frutas para aprimorar o sabor e o aroma.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
4DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1