Geral

Rio de Janeiro registra queda de 9,6% nas mortes violentas em fevereiro

Estado apresenta redução em homicídios e roubos, mas estupros e furtos aumentam no período

17/03/2026
Rio de Janeiro registra queda de 9,6% nas mortes violentas em fevereiro
Queda nas mortes violentas e roubos, mas aumento de estupros e furtos no RJ em fevereiro

O estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 9,6% nos casos de mortes violentas em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão responsável pelas estatísticas oficiais de criminalidade e vinculado ao governo estadual.

Foram contabilizadas 303 mortes no mês, ante 335 ocorrências em fevereiro do ano passado.

O índice considera mortes resultantes de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e casos decorrentes de intervenção de agentes do Estado.

Os dados do ISP também mostram redução nos principais indicadores de roubo no estado: roubo de rua (-17,4%), o menor registro para o mês desde 2017; roubo em coletivo (-63,3%), roubo a transeunte (-14,3%), roubo de aparelho celular (-11,3%), roubo de veículos (-14,4%) e roubo de carga (-8,2%).

“Mesmo com o aumento da circulação de pessoas nas ruas, observamos redução em importantes indicadores de criminalidade no estado, principalmente nos roubos de rua, que influenciam diretamente na sensação de segurança da população”, afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Segundo o instituto, as mortes causadas por intervenção de agentes do Estado caíram 35,4% no período, sendo o menor número para o mês desde 2016.

Estupros e furtos têm alta

Por outro lado, os casos de estupro aumentaram: foram 471 registros em fevereiro deste ano, contra 435 no mesmo mês de 2025, um crescimento de 8%.

Os furtos a pessoas nas ruas também cresceram. Em fevereiro de 2026, foram 1.765 ocorrências, frente a 1.462 no mesmo período de 2025, representando alta de 21%. Já os casos de estelionato subiram de 11.836 em fevereiro do ano passado para 12.068 no mesmo mês deste ano.