Geral

Venda de remédios em supermercados: risco sanitário ou avanço logístico?

Projeto aprovado pelo Congresso permite comercialização de medicamentos em supermercados com farmácias exclusivas e farmacêutico responsável. Especialistas debatem impactos para a saúde pública.

17/03/2026
Venda de remédios em supermercados: risco sanitário ou avanço logístico?
medicamentos remédios - Foto: Depositphotos Foto: https://depositphotos.com/

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que autoriza a venda de medicamentos em supermercados.

O texto, já aprovado pelo Senado, aguarda agora a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela proposta, supermercados poderão comercializar medicamentos, inclusive os de uso controlado, desde que mantenham farmácias em espaços exclusivos, separados das demais gôndolas, e contem com a presença de um profissional farmacêutico durante todo o horário de funcionamento.

A medida levanta questionamentos sobre possíveis impactos na saúde pública. Entre as dúvidas estão o risco de banalização do consumo de medicamentos e eventuais problemas sanitários decorrentes da ampliação dos pontos de venda.

Para discutir as implicações do projeto de lei, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Camilo Carvalho, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), e Gonzalo Vecina Neto, fundador e primeiro diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O debate já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.

Por Sputnik Brasil