Geral
Irã lança mísseis em retaliação a ataques dos EUA e Israel
Resposta iraniana atinge alvos em Israel e bases americanas no Golfo após operação militar conjunta.
O Irã retaliou, neste sábado (28), o ataque conjunto realizado por Estados Unidos e Israel em seu território, lançando uma série de mísseis e drones contra Israel e instalações militares americanas no Bahrein, Kuwait e Catar. Explosões foram registradas ao longo da manhã nessas regiões.
A ofensiva iraniana foi confirmada tanto pelas Forças de Defesa de Israel quanto por agências estatais iranianas, como Fars e Tasnim. "Neste momento, a Força Aérea Israelense está operando para interceptar ameaças, quando necessário, a fim de eliminá-las", informou a organização israelense em suas redes sociais.
Em comunicado, o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã afirmou que o país iniciou uma "resposta decisiva" aos ataques, classificando as ações dos EUA e de Israel como "atos hostis".
O governo iraniano orientou a população a evitar as áreas atingidas e informou que medidas preventivas foram tomadas para garantir o fornecimento de itens essenciais. Escolas e universidades foram fechadas temporariamente, enquanto os bancos permanecem em funcionamento.
Mais cedo, Estados Unidos e Israel haviam atacado o Irã em uma operação militar conjunta, após semanas de ameaças do presidente americano Donald Trump sobre a possibilidade de uma ofensiva de grande escala. A expectativa é que o conflito se prolongue pelos próximos dias.
Segundo veículos de imprensa iranianos, todo o território do país está sob ataque. O exército israelense relatou que "dezenas de alvos militares" já foram atingidos. (Com informações da AP)
Mais lidas
-
1TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
2MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
3JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
4CARNAVAL 2026
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 será nesta quinta-feira, a partir das 17h
-
5REALITY SHOW
Após agressão a Ana Paula Renault, Sol Vega é expulsa do BBB 26