Geral
Apuração do Grupo Especial do Rio acontece nesta Quarta-feira de Cinzas
Após três noites de desfiles na Sapucaí, 12 escolas disputam o título; apuração começa às 16h.
Após três noites de festa no sambódromo da Marquês de Sapucaí, o título de campeã do carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro será decidido nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 18. A apuração das notas está marcada para as 16h.
Enquanto em São Paulo a Mocidade Alegre foi consagrada campeã com um enredo em homenagem à atriz Léa Garcia, no Rio de Janeiro, 12 escolas disputam a taça do Grupo Especial.
Como funciona a apuração
A avaliação dos desfiles foi realizada por 54 jurados, sendo seis para cada um dos nove quesitos. No entanto, nesta quarta-feira, apenas quatro jurados de cada categoria — totalizando 36 — terão suas notas sorteadas e lidas.
Este ano, as cabines dos avaliadores foram distribuídas por diferentes pontos e em ambos os lados do sambódromo, permitindo uma avaliação de 360 graus e evitando favorecimento de qualquer lado da avenida.
As notas variam de 9,0 a 10,0, podendo ser fracionadas. Em cada quesito, a menor nota é descartada. Os jurados utilizam subquesitos como referência para compor a nota final.
Quesitos avaliados:
- bateria;
- samba-enredo;
- harmonia;
- evolução;
- enredo;
- alegorias e adereços;
- fantasias;
- comissão de frente;
- mestre-sala e porta-bandeira.
Escolas concorrentes
Os desfiles ocorreram no domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17), com quatro escolas por noite. As 12 concorrentes são:
- Acadêmicos de Niterói;
- Imperatriz Leopoldinense;
- Portela;
- Estação Primeira de Mangueira;
- Mocidade Independente de Padre Miguel;
- Beija-Flor de Nilópolis;
- Unidos do Viradouro;
- Unidos da Tijuca;
- Paraíso do Tuiuti;
- Unidos de Vila Isabel;
- Acadêmicos do Grande Rio;
- Acadêmicos do Salgueiro.
Penalidades e regras
Antes da leitura das notas, serão anunciadas eventuais penalidades, como infrações de direção artística, concentração, cronometragem, dispersão e outras exigências do regulamento. O descumprimento implica perda de décimos.
Os desfiles tiveram tempo mínimo de 70 minutos e máximo de 80 minutos. Outras obrigações previstas em regulamento incluem:
- mínimo de 200 ritmistas na bateria;
- mínimo de 60 baianas;
- entre quatro e seis carros alegóricos;
- entre 10 e 15 integrantes na comissão de frente;
- entre 2.500 e 3.200 componentes por escola.
Desfile das campeãs
O tradicional Desfile das Campeãs está marcado para a noite de sábado, 21, reunindo as seis escolas mais bem colocadas nesta edição.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista