Geral
Força Aérea dos EUA recebe caças F-35 sem radares, aponta portal especializado
A ausência do radar AN/APG-85 nos jatos pode comprometer capacidades de combate e sobrevivência das aeronaves
A Força Aérea dos Estados Unidos recebeu caças F-35 Block 4 sem o radar AN/APG-85, segundo informações do portal especializado em assuntos militares The War Zone (TWZ).
O radar AN/APG-85 é considerado essencial para a modernização da versão Block 4 do caça. Segundo a reportagem, a entrega dos F-35 sem esse equipamento começou em 2025.
Está previsto que os caças recebam o radar AN/APG-85 posteriormente. Enquanto isso, as aeronaves seguirão operando, porém com capacidades e índices de sobrevivência reduzidos devido à ausência do radar.
"É possível que jatos sem radar possam ser enviados para combate, pelo menos em um cenário de emergência, embora isso ainda exigisse aceitar riscos maiores. Também isso limitaria a flexibilidade tática, uma vez que manter-se ligado com outros jatos equipados com radar seria fundamental", destaca o portal TWZ.
O texto ressalta ainda que a ausência do radar compromete os sistemas de guerra eletrônica do F-35, uma vez que o equipamento é fundamental para a transmissão de feixes potentes de energia, ampliando a capacidade de ataque eletrônico do jato. Sem o radar, a defesa própria e coletiva das aeronaves no espectro eletromagnético também fica prejudicada, conforme explicado no artigo.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região