Geral

Deputado pede vista e adia votação do acordo Mercosul-União Europeia no Parlasul

Análise do acordo entre Mercosul e União Europeia é adiada na comissão brasileira do Parlasul após pedido de vista de Renildo Calheiros; nova votação será após o Carnaval.

10/02/2026
Deputado pede vista e adia votação do acordo Mercosul-União Europeia no Parlasul
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A votação do acordo entre Mercosul e União Europeia na comissão formada por deputados e senadores que representam o Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi adiada para a semana seguinte ao Carnaval. A sessão está prevista para o dia 24 de fevereiro, às 10h, após pedido de vista apresentado pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

O acordo começou a ser analisado nesta terça-feira, 10, após o relator, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), divulgar parecer favorável ao texto na segunda-feira. Embora a sessão ainda não tenha sido concluída, o pedido de vista já foi formalizado por Calheiros.

De acordo com o regimento da comissão, o prazo maior para análise foi concedido, adiando a votação para a próxima sessão, que ocorrerá em duas semanas devido ao feriado de Carnaval.

Ao justificar o pedido de vista, Renildo Calheiros destacou a importância do acordo, mas questionou a urgência na tramitação. “Na Europa, isso ainda está judicializado”, afirmou. “Não devemos retirar de nós mesmos o tempo necessário para debatermos o assunto, que não deve ficar restrito apenas à comissão ou ao Congresso Nacional, mas também ser discutido amplamente na sociedade brasileira.”