Geral
Ata do Copom indica cautela sobre ritmo e duração dos cortes na Selic
Documento aponta que decisões sobre juros dependerão de novos dados econômicos e reforça compromisso com a meta de inflação.
A magnitude e a duração do ciclo de cortes de juros, que pode ser iniciado na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para 17 de março, permanecem indefinidas e dependerão da divulgação de novos dados econômicos. Esta é a principal mensagem transmitida na ata da mais recente reunião do colegiado.
"O Comitê estabeleceu que a magnitude e a duração do ciclo de distensão monetária serão determinadas ao longo do tempo, à medida que novas informações forem incorporadas às suas análises, permitindo uma avaliação mais precisa", afirma o texto, divulgado nesta terça-feira.
Na última quarta-feira, dia 28, o Copom manteve a taxa Selic em 15% ao ano, mas sinalizou a intenção de iniciar a redução dos juros no próximo encontro. O anúncio provocou divergências entre economistas do mercado sobre o tamanho do corte inicial, que pode variar entre 0,25 e 0,50 ponto percentual, havendo também apostas em uma redução de 0,75 ponto.
"Ao mesmo tempo, de maneira unânime, o Comitê reafirma a necessidade da manutenção do patamar de juros em níveis restritivos, até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas à meta, dada a resiliência de fatores que pressionam preços tanto correntes quanto esperados, em especial do dinamismo ainda observado no mercado de trabalho", destaca a ata.
A ata esclarece ainda que a decisão de manter indefinidas a duração e a magnitude do ciclo de cortes é compatível com os "sinais mistos" sobre o ritmo de desaceleração da economia brasileira e seus efeitos sobre a inflação. Segundo o colegiado, ainda há dificuldade em identificar tendências claras.
O Comitê reiterou o "compromisso fundamental de garantia da convergência da inflação à meta dentro do horizonte relevante". O texto explica ainda que a dinâmica da inflação corrente e sinais mais evidentes da política monetária tornaram adequada a sinalização de um início de flexibilização monetária.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista